Sobre a tupinikim

Com sua forte orientação artística, a TUPINIKIM | arquitetura luz arte tem se dedicado a criar espaços onde se equilibram conforto, praticidade e a sofisticação descontraída da brasilidade.

Marca

Os tupiniquins foram os primeiros nativos do Brasil a fazerem contato com os europeus. Também foram os primeiros a construir uma convivência ao mesmo tempo aberta à influência externa e criativamente assimiladora, que hoje é uma marca registrada do país. A marca Tupinikim é uma reafirmação deste espírito aberto, inquieto e criativo.

Missão

Ao desenvolver projetos, o escritório busca criar ambientes inspiradores que se comuniquem com a personalidade do cliente. O objetivo não é apenas desenvolver projetos belos e elegantes, mas também melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Arquitetura & Arte

Além de desenvolver projetos de arquitetura e de interiores, sob a liderança da arquiteta Fernanda Abarno Peres, a Tupinikim desenvolve também projetos de arquitetura efêmera, expositiva e cenográfica. Presta consultoria em arte, contando com o expertise da artista plástica e curadora Anete Abarno, proporcionando aos seus clientes a possibilidade de orientação na escolha e disposição para incorporar arte em sua vida.

Profissional

Fernanda Abarno Peres

CAU RS A54215-6

Porto Alegre/RS, 1980.

Nasceu em família de artistas plásticos, tendo crescido em meio às artes.

Formou-se em arquitetura e urbanismo em 2007 na UniRitter. Atua na área desde 2001. De 2010 a 2012, residiu na Inglaterra, onde fez cursos na área de arquitetura e design e viagens de estudo pera Europa.

De volta à Porto Alegre, retomou o escritório onde, até hoje, desenvolve projetos de arquitetura de interiores, residenciais, comerciais, efêmeros, expositivos, cenográficos, assim como, acompanha a execução de obras. Atua tanto no RS, como em outros estados do Brasil.

Profissional

Anete Abarno

Porto Alegre/RS, 1953.

Graduou-se no Instituto de Artes da UFRGS em 1976. Professora, curadora e artista. De 1980 a 2003, foi instrutora de Artes no Atelier Livre da Prefeitura. De 2010 a 2016, foi coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Em outros, recebeu o 1° Lugar do Prêmio Philips de Artes em 1994, com exposição no MASP, em São Paulo. Participa de exposições no Brasil e no exterior, possui diversas publicações e também obras em acervo do Museu D’Art de Girona, na Espanha; Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli e na Pinacoteca Aldo Locatelli, entre outros.

Trabalha e reside na capital gaúcha.

Escanear o código